Trípoli, Líbia (PANA) - Cerca de 177 requerentes de asilo foram evacuados para o Níger, num segundo voo de evacuação para este país. neste ano, desde que autoridades líbias suspenderam a proibição geral de voos humanitários em outubro último, anunciou sexta-feira num comunicado o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
De acordo com o ACNUR, este voo de evacuação foi o trigésimo desde o estabelecimento do mecanismo de trânsito de emergência em 2017, elevando a 3.710 o número de refugiados e requerentes de asilo da Líbia, incluindo 3.255 que deixaram o Níger para um país terceiro, enquanto parte do processo de reinstalação.
O chefe da missão do ACNUR na Líbia, Jean-Paul Cavalieri, agradeceu às autoridades líbias o seu apoio, dizendo que "estes voos, que salvam vidas, trazem a esperança de um futuro melhor para algumas das pessoas mais vulneráveis que buscam a segurança e proteção com urgência."
O grupo de pessoas evacuadas para o Níger inclui famílias e crianças, algumas das quais acabaram de ser libertadas, enquanto outras vivem em áreas urbanas, muitas delas vítimas de tráfico de seres humanos ou sofreram atos de violência na Líbia, de acordo com o ACNUR.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 01jan2022