Etíope designado novo diretor-geral da companhia aérea pan-africana
Lomé, Togo (PANA) - Um Etíope, Mesfin Tarsew, foi nomeado para a direção da Companhia Aérea Pan-africana de Transporte (ASKY), indica um comunicado transmitido à PANA em Lomé.
Trata-se de Mesfin Tarsew, que substitui neste posto um seu compatriota, Ahadu Simachew, que lá estava desde 2 de setembro de 2017.
Antes da sua nomeação para a Direção-Geral da ASKY, Mesfin Tarsew foi membro do Conselho de Administração da companhia desde 2018 e teve de gerir vários projetos neste posto, dos quais negociações para a aquisição de aeronaves, a melhoria das infraestruturas, indica o comunicado.
Muito experiente, ele trabalhou primeiro na Ethiopian Airlines como engenheiro logo depois de terminar os estudos na Universidade de Addis Abeba e ocupou, de acordo com a companhia, vários postos de responsabilidade, nomeadamente o de diretor do Departamento das Tecnologias de Informação, o da Manutenção e Engenharia, que ele dirigiu durante vários anos.
Em 2020, ele acedeu ao posto de encarregado das Operações da Ethiopian Airlines antes de integrar a ASKY, sublinha o comunicado.
Ele granjeou 37 anos de experiência no domínio da aeronáutica e do transporte aéreo.
O novo diretor-geral enalteceu os esforços da ASKY face aos desafios ligados ao coronavírus.
“Continuaremos a reforçar as suas capacidades internas e a posicioná-la na via dum crescimento e da rentabilidade sustentáveis”, comprometeu-se.
Sediada em Lomé , no Togo), a ASKY representa uma companhia aérea pan-africana criada por instituições bancárias regionais de desenvolvimento em África, nomeadamente o Banco de Investimento e Desenvolvimento (BIDC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), o Ecobank Transnational Incorporated (ETI, pan-africano)), em parceria técnica com a Ethiopian Airlines.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/FK/DD 27maio2021