Seleção nacional de futebol em combate à violência contra mulheres em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinaram, quarta-feira, um protocolo de parceria que envolve a seleção nacional de futebol no combate à violência baseada no género (VBG).
No ato da assinatura do protocolo, na sede das Nações Unidas, na cidade Praia, a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, realçou que, em Cabo Verde, os Tubarões Azuis (seleção nacional de futebol) fazem parte de um grupo de maior impacto para a divulgação da campanha de sensibilização à eliminação da violência contra as mulheres.
“O facto de serem rapazes, e porque estamos a trabalhar contra a masculinidade tóxica por parte dos rapazes, fomos ter com quem melhor nos pode ajudar nesta matéria”, disse ROsana Almeida, sublinhado que o futebol é um meio bom de ajuda ao combate à violência.
O protocolo, prosseguiu, vai permitir que cada uma das partes faça a sua parte na luta pela eliminação da violência contra as mulheres, mesmo que a VGB no país esteja a diminuir.
No entanto, a presidente do ICIEG lembrou que, com o confinamento motivado pela pandemia da covid-19, houve mais hipóteses de violência contra a mulher, o que, frisou, acabou por levar a um aumento ligeiro de casos no arquipélago, "enquanto no mundo os números dispararam."
Por sua vez, o presidente da FCF, Mário Semedo, assinalou que o envolvimento da seleção nacional de futebol nesta campanha vai, sobretudo, incidir na divulgação de mensagens que incentivam as pessoas a promoverem a igualdade do género e a desencorajar a sociedade de persistir nesta prática.
“A mediatização dos jogadores de futebol e da seleção nacional garantirão alguma eficácia na veiculação destas mensagens. Aonde estiver, além da divulgação das mensagens, cada um fará da sua forma a difusão desta campanha”, asseverou.
Assinatura deste protocolo marcou a passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o início da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", promovido, anualmente, pelas Nações Unidas.
Como padrinhos desta campanha, o ICIEG e a FCF escolheram a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, e o embaixador dos Estados Unidos, Jeff Dagles.
De acordo com fonte do ICIEG, neste mais um dia internacional de eliminação de violência contra mulher, o instituto, enquanto instituição focada na promoção da igualdade de género e da cultura da não violência, concentrou a sua atenção nos homens, pretendendo transformá-los em verdadeiros embaixadores da igualdade de género no país.
O ICIEG, que tem apostado na promoção das masculinidades positivas, pretende utilizar todas as ferramentas de comunicação para a divulgação de mensagens que visam combater estereótipos de género, acrescentou.
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" é uma campanha anual e internacional iniciada a 25 de novembro corrente, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, com o término previsto para 10 de dezembro próximo, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
-0- PANA CS/DD 26nov2020