Rwanda e RD Congo criam estratégia conjunta contra vírus de Ébola
Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) anunciaram um plano conjunto para reduzir o risco de propagação do vírus de Ébola, nos dois lados da fronteira comum.
Segundo um comunicado saído de uma reunião, quarta-feira, em Kigali, entre o ministro rwandês da Saúde, Diane Gashumba, e o seu homólogo da RDC, Pierre Kangudia, os dois governantes também discutiram sobre a necessidade de instalar um quadro de consulta transfronteiriço.
Este dispositivo deve estabelecer mecanismos comuns para a prevenção e gestão dos casos do vírus de Ébola, nomeadamente o controlo, a partilha de informação, a imunização e o tratamento dos casos, indica a nota.
Também foi decidido criar mecanismos de prevenção para conter o vírus de Ébola e garantir a segurança dos movimentos transfronteiriços, a fim de reduzir o risco de propagação da doença.
Além disso, os dois países decidiram que estas atividades sejam realizadas conjuntamente e em consulta com o setor privado e a sociedade civil, a fim de garantir que estas decisões não afetem as trocas socioeconómicas transfronteiriças.
No quadro deste roteiro conjunto, será criada uma equipa técnica para ser desdobrada rapidamente após a sua apresentação à Representação Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), a 15 de agosto, de 2019.
Desde o início da epidemia, a febre hemorrágica do vírus de Ébola infetou quase duas mil e 500 pessoas e matou mil e 700 delas. Hoje, as autoridades receiam que o vírus se propague mais rapidamente a uma zona mais densamente povoada próxima da fronteira com o Rwanda, em particular na cidade de Goma, na RDC.
-0- PANA TWA/MA/NFB/TBM/FK/IZ 08ago2019