Rede eleitoral lamenta morte de ex-presidente da Comissão da CEDEAO
Abuja, Nigéria (PANA) – A Rede das Comissões Eleitorais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECONEC) expressou a sua tristeza e a sua consternação pela morte do ex-presidente da Comissão da CEDEAO (Comunidade Ecomómica dos Estados da África Ocidental), Marcel Alain de Souza.
"O presidente de Souza demonstrou qualidades de liderança à frente da Comissão da CEDEAO durante o seu mandato de dois anos (abril de 2016-fevereiro de 2018), marcado pela excelente colaboração entre a Comissão e a ECONEC, em particular, em termos de consolidação dos processos eleitorais e de promoção de eleições transparentes e credíveis na nossa sub-região”, disse Mahmood Yakubu, presidente da ECONEC.
Numa mensagem de condolências, o também presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC, sigla em inglês) do Benin, considerou que, com a morte brutal de Marce de Souza, "a região da CEDEAO perdeu um grande administrador".
O presidente da ECONEC apresentou as suas sentidas condolências à família de Souza, à Comissão da CEDEAO e à Comissão Eleitoral Nacional da República do Benin por esta "perda irreparável".
Rezou igualmente pelo descanso da alma do finado ex-presidente da Comissão da CEDEAO.
De Souza faleceu quarta-feira última, em Paris (França), aos 66 anos de idade.
Antes da sua nomeação para presidir à Comissão da CEDEAO, ele era ministro do Desenvolvimento e Análise Económica do Benin, depois de exercer as funções as funções de governador do Banco de Desenvolvimento Islâmico.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 18julho2019