Primeiro-ministro são-tomense visita a Guiné-Equatorial
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, rumou esta segunda-feira para Malabo para uma visita oficial de três dias à Guiné-Equatorial, com vista a relançar a cooperação económica e financeira, soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.
“Nós temos os blocos 2 e 22 e naturalmente, vamos passar em revista, todos esses de exploração de petróleo e gás“, declarou Jorge Bom Jesus, à imprensa antes de embarcar para a capital equato-guineense.
A ligação marítima e aérea são outros assuntos que também constam da agenda de visita de trabalho do primeiro-ministro são-tomense.
“Há necessidade dos dois países intensificarem as trocas comercias, a importação e a exportação de produtos”, acrescentou.
Indicou que o Governo são-tomense negocia a possibilidade de a companhia área équato-guineense (CEIBA) vir a explorar a rota São Tomé-Lisboa (Portugal), atualmente explorada pela Euro Atlantic.
“Queremos fechar esta negociação. Queremos que eles façam parte do Consorcio da STP Air-ways. Vamos ver se ainda estão interessados”, disse.
A 21 de janeiro último, o secretário de Estado equato-guineense dos Hidrocarbonetos, Santiago Umba, visitou o arquipélago são-tomens, tendo anunciado que o seu país, pretendia incluir os blocos (2 e 22), na linha de interposição na fronteira marítima entre os dois Estados.
“Queremos fechar mais rapidamente este processo, tendo em conta que já temos um pré-acordo. Uma equipa técnica está a trabalhar no assunto”, deu a conhecer Umba nessa ocasião.
Ele garantiu que um grupo de petrolíferas americanas ia investir 400 milhões dólares na exploração de hidrocarbonetos na Guiné- Equatorial.
-0- PANA RMG/DD 24fev2020