Kigali, Rwanda (PANA) - O Presidente rwandês, Paul Kagame, recebeu em audiência, quarta-feira, o vice-primeiro-ministro etíope e ministro dos Negócios Estrangeiros, Demeke Mekonnen, confirmou uma fonte diplomática à PANA em Kigali.
O encontro versou sobre o conflito na província dissidente de Tigray, no norte da Etiópia, segundo a fonte.
Esta visita do primeiro-ministro etíope foi tomada duas semanas depois de confrontos terem eclodido entre as forças leais ao Governo Federal etíópe dirigido pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, e rebeldes da Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF, sigla em inglês), fazendo várias centenas de mortos e ameaçando dividir o país.
O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, anunciou a 4 de novembro último ter ordenado operações militares na zona de Tigray, numa escalada dramática dum conflito de longa data, entre o partido no poder nesta região, e a TPLF.
Demeke e a sua delegação entregaram uma mensagem do primeiro-ministro Abiy Ahmed ao Presidente Kagamé, cujo teor não foi revelado.
Esta iniciativa faz parte de uma campanha de sensibilização da Etiópia, junto da comunidade internacional, para a informar sobre a situação no seu território.
Do Rwanda, Demeke e a sua delegação deslocam-se ao Quénia e ao Uganda.
-0- PANA TWA/AR/BAI/TBM/FK/DD 18nov2020