Missão da União Africana regressa a Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) para a Líbia e chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, anunciou o regresso desta Missão da UA à sua sede oficial, em Tripoli, nos próximos dias.
Durante uma reunião com o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, domingo à noite, em Addis Abeba (Etiópia), à margem da 35ª cimeira da UA, Nguesso anunciou também que aceitou um convite de al-Manfi para visitar a Líbia, juntamente com Moussa Faki, atual presidente da Comissão da União Africana.
Manifestou o seu total apoio ao processo de reconciliação liderado pelo Conselho Presidencial, sublinhando o seu apoio ao processo eleitoral em condições adequadas, em resposta às aspirações dos 2,5 milhões de eleitores líbios, para escolher os seus representantes, de acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Presidencial da Líbia.
Desde o adiamento das eleições de 24 de dezembro passado, o processo político na Líbia está num impasse e esforços estão a ser feitos para elaborar uma nova abordagem da organização de eleições gerais.
Mas o Parlamento privilegiou a demissão do Governo com o risco de ofuscar as ações destinadas a manter a dinâmica das eleições.
Durante a reunião que discutiu os últimos desenvolvimentos políticos, na Líbia, o presidente do Conselho Presidencial da Líbia elogiou, por sua vez, o grande apoio dado pela União Africana à Líbia, através da formação do Comité de Alto Nível para a Líbia, e o apoio e assistência que a Líbia recebeu do seu presidente, Denis Sassou Nguesso.
Mohamed al-Manfi deixou a capital etíope, no domingo à noite, com destino a Tripoli, depois da sua participação nos trabalhos da cimeira da União Africana, na sua 35ª sessão ordinária que aconteceu nos dias 05 e 06 de fevereiro.
Na sua partida do Aeroporto Internacional Bole de Addis Abeba, ele foi acompanhado pelos ministros dos Transportes, da Tecnologia e da Cooperação da Etiópia.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 07fev2022