Líbia supervisiona na Eslováquia evacuação de seus cidadãos bloqueados na Ucrânia
Trípoli, Líbia (PANA) - A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, chegou nesta quarta-feira à Eslováquia para supervisionar a evacuação dos cidadãos líbios bloqueados pela guerra na Ucrânia, segundo um comunicado oficial.
Al-Mangouch baixou ordens para levantar todos os obstáculos e dificuldades com que está confrontado o comité de evacuação, indicou o documento publicado pelo seu pelouro.
Garantiu aos seus compatriotas que a embaixada líbia lhe fornecerá todos os meios para os ajudar a deslocarem-se à Líbia com toda segurança, de acordo com a mesma fonte.
A chefe da diplomacia líbia supervisionará igualmente a chegada do primeiro avião destinado a evacuar um grupo avaliado em 170 pessoas.
Em finais de fevereiro último, o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros evacuou para a Eslováquia um primeiro grupo de 200 cidadãos Líbios.
A prioridade da evacuação foi dada às famílias, a pacientes e estudantes.
O primeiro-minstro do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiva, deu por incumbência trabalhar-se para o regresso da comunidade líbia residente na Ucrânia, em coordenação com os vice-ministros envolvidos e o comité de evacuação formado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
No quadro dos esforços do Ministério para ajudar os cidadãos Líbios na Ucrânia, a operadora de serviço de telefonia móvel líbio, Al-Madar al-Jadid, instaurou um serviço de comunicação gratuito entre os dois países.
Este serviço para os cidadãos líbios, na Ucrânia, permite aos seus assinantes receberem gratuitamente, durante uma semana, telefonemas a partir da Líbia através do serviço de itinerância mundial.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 02março2022