Viúva de Mandela bloquea "informações sensíveis" sobre falecido
Cidade do Cabo, África do Sul ( PANA) - A viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, impede a divulgação de "informações sensíveis" sobre os últimos anos do malogrado narrados num livro da autoria dum seu antigo médico, soube a PANA de fonte segura na cidade do Cabo.
Da autoria dum antigo médico do malogrado, Vejay Ramlakan, o lívro “Mandela’s Last Years” (Últimos anos de Mandela) contém, entre informações, "Mandela faleceu nos braços da sua primeira esposa, Winnie Madikizela-Mandela, na ausência de Graça Machel, na sua residência em Joanesburgo, em 2013.
O livro indica igualmente que a ambulância que transportava "um Mandela doente" para o hospital, em pleno inverno, avariou-se, obrigando-o a esperar por um carro de socorros.
Após a morte do estadista de dimensão mundial, uma câmara espiã terá sido descoberta na morgue onde se encontrava o seu corpo sem vida, de acordo com a obra.
Vejay Ramlakan compareceu no Comité de Deontologia do Conselho dos Profissionais de Saúde (HPCSA, sigla em inglês), na sequência duma queixa de Graça Machel, que pediu o encerramento desta audiência a fim de impedir a imprensa de fazer reportagens sobre "informações tão sensíveis".
A editora do livro, Penguin Ramdom House, declarou que o mesmo "tem como objetivo descrever a coragem e a força de Nelson Mandela até ao fim da sua vida, mas não o denegrir”.
Ramlakan, que trabalha na Força de Defesa Nacional sul-africana, afirma que a filha mais velha de Mandela, Makaziwe Mandela-Amuah lhe terá dado a autorização de divulgar estas informações pois, a seu ver, são "do interesse público".
No entanto, o livro foi retirado, em 2017, da venda, na sequência duma intervenção de Graça Machel.
Graça Machel é a única mulher na história da humanidade a casar-se com dois chefes de Estado, ambos falecidos.
Primeiro, ela foi esposa do Presidente moçambicano, Samora Machel (de 1975 a 1986), e, depois, de Nelson Mandela (de 1994 a 1999).
-0- PANA CU/MA/ASA/BEH/SOC/FK/DD 17set2019