Ethiopian Airlines retoma voos para capital de Tigré
Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A companhia aérea etíope Ethiopian Airlines retomou os seus voos para Mekelle, a capital do Estado de Tigré, na sequência da reabertura do espaço aéreo na província.
A suspensão dos voos para a cidade deveu-se a combates entre a Força de Defesa Nacional e soldados leais ao antigo Governo do Estado dirigido pela Frente Popular de Libertação de Tigré (Tigray People's Liberation Front - TPLF).
« A Ethiopian Airlines retomou terça-feira os seus voos para a capital do Estado regional, após o êxito da sua operação”, informou a estatal Agência Etíope de Notícias (ENA).
Indicou que o primeiro voo chegou ao aeroporto internacional Mekelle Alula AbaNega, transportando passageiros provenientes de Addis Abeba, que vai passar a receber diariamente dois voos.
A autoridade etíope da aviação civil reabriu, segunda-feira à tarde, o espaço aéreo na localidade, na sequência “ do êxito da missão de manutenção da ordem pela Força de Defesa Nacional Etíope (NDF)”.
O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, deslocou-se no último fim de semana a Mekelle, a sua primeira visita desde a eclosão dos combates.
O chefe do Governo etíope declarou que a sua visita para uma reunião com comandantes militares de alto nivel visava discutir sobre a restauração dos serviços essenciais.
O Exército etíope lançou, a 04 de novembro último, uma ofensiva contra a administração provincial de Tigré, depois de as forças sob o comando da administração do Estado de Tigré lançarem uma ofensiva contra a NDF.
-0- PANA MA/BAI/IS/FK/IZ 16dez2020