Port Mathurin (Rodrigues) - A União Europeia (UE) desembolsará 600.000 euros para financiar um projeto da Fundação Vida Selvagem nas ilhas Maurícias (MWF, sigla em inglês) de reaborização das reservas naturais de Grande Montagne e Anse Quitor, na ilha Rodrigues, soube a PANA de fonte oficial.
O projeto visa atenuar os efeitos da mudança climática através do rearborização destas reservas naturais, segundo a MWF.
Iniciado em 2021, para uma duração de cinco anos, o empreendimento consiste em plantar 150.000 espécies endémicas em Rodrigues (reservas naturais de Anse Quitor e Grande Montagne Nature), utilizando 32 empregos verdes, para aumentar a capacidade de absorção de carbono e sensibilizar as partes interessadas e comunidades à importância da conservação da biodiversidade na luta contra a mudança climática.
A UE financiou e acompanhou, através do programa Switch Africa Green (mudança para verdura em África), um projeto do Centro Agrícola Frère Rémy e dois outros da Comissão do Ambiente.
A UE contribuiu igualmente, através de programas bilaterais e regionais, para promover energias renováveis, proteger a biodiversidade marinha, a pesca sustentável e encorajar o turismo sustentável, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 16junho2022