UA exprime apoio ao projeto de reconciliação nacional na Líba
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, manifestou o seu total apoio ao projeto de reconciliação nacional conducente à estabilidade e paz na Líbia.
Quinta-feira, o Conselho Presidencial da Líbia apresentou uma visão sobre a estratégia de reconciliação nacional na Líbia que será implementada pelo Alto Comissariado para a Reconciliação com base na ativação da justiça de transição para curar as feridas e reconciliar os Líbios, com o respeito pelo princípio de justiça e responsabilização dos culpados e de reparação dos danos causas às vítimas.
Durante um contacto telefónico sexta-feira com a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla Al-Mangouch, Faki reafirmou o seu apoio aos esforços do Governo de Unidade Nacional na sua busca para responder às expetativas do povo líbio de realizar eleições legislativas e presidenciais assim que for possível, segundo um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia.
Do seu lado, a chefe da diplomacia líbia saudou os esforços de Faki e a cooperação contínua com o Governo de Unidade Nacional, bem como a importância do papel positivo desempenhado pela União Africana no processo de reconciliação nacional, que trará segurança, estabilidade e prosperidade aos Líbios.
Segunda-feira o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Claude Gakosso, cujo país preside ao Comité de Alto Nível da União Africana sobre a Líbia, visitou Trípoli e Benghazi (leste), onde se reuniu com responsáveis líbios para apresentar um Plano da UA para a reconciliação nacional na Líbia.
Durante a conversa telefônica, Al-Mangouch e Faki abordaram os últimos desenvolvimentos predominantes e a situação política no cenário local e internacional da Líbia.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 24junho2022