Tunísia saúda apoio norte-americana no combate ao terrorismo
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Defesa, Brahim Berteji, saudou "o apoio dado pela administração americana à Tunísia na sua guerra contra o terrorismo, nomeadamente ajudas militares e programas conjuntos de cooperação conjuntas.
O governante fes estes pronunciamentos quando presidia, terça-feira, à abertura da 34.ª sessão da Comissão Militar Mista Tunisino Americana, na presença do embaixador americano na Tunísia e de duas delegações de alto nível dos dois países.
Congratulou-se com os resultados alcançados em diversas atividades, nomeadamente nos domínios da formação, da inteligência, da aquisição de equipamento adaptado às ameaças não convencionais e do reforço das capacidades operacionais nas áreas da luta contra o terrorismo e o contrabando, da proteção das fronteiras e da luta contra o crime organizado.
Berteji salientou que a realização da comissão militar mista tunisino-americana, realizada anual e alternadamente em ambos os países, é fruto da vontade de ambas as partes de continuarem a coordenar esforços conjuntos e abrirem novos horizontes da cooperação militar bilateral.
O evento decorreu após o secretário de Estado americano da Defesa, Mark Esper, ter visitado a Tunísia na semana passada.
Durante a sua estada Esper foi recebido em audiência pelo Presidente tunisino, Kais Saeid, e assinou um acordo de cooperação militar de dez 10 anos, com o seu homólogo tunisino, cujos pormenores não foram especificados.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 07outubro2020