Trabalhadores desmentem levantamento de greve no Mali
Bamako, Mali (PANA) - A União Nacional dos Trabalhadores do Mali (UNTM), a maior central sindical do país, não levantou a sua decisão da greve prevista para 14 a 18 de dezembro de 2020, contrariamente a "falsas informações" a cicular desde sexta-feira, anunciou domingo a Agência Maliana de Notícias, citando um sindicalista, membro da mesa da central sindical.
« Falso », retorquiu Tidiane Dia, membro da mesa da central sindical. “ A greve já está consumada. Resta apenas aplicá-la em todo o território nacional, incluindo nas províncias do norte”, acrescentou o sindicalista.
Alguns ativistas têm espalhado pelas redes sociais que a notícia falsa atribuída à Radio France Internationale (RFI). Após verificação no site oficial da rádio francesa, a AMAP não esteve em condições de confirmar que a estação radiofónica deu esta notícia.
O sindicalista lembra que as duas partes não conseguiram entender-se sobre as respostas trazidas pela mediação durante negociações realizadas no último fim de semana.
« Melhor, a UNTM realizou uma conferência de imprensa sábado à tarde, para confirmar a greve e apelar aos tralhadores para respeitar a sua decisão de suspensão do trabalho”, prosseguiu.
Lembre-se que a UNTM depositou, desde segunda-feira, 23 de novembro de 2020, um pré-aviso de greve na mesa do Governo.
As reivindicações da central sindical são, entre outras, a regularização da situação dos trabalhadores reduzidos dos anos 80, a harmonização das tabelas salariais dos agentes do Estado e a atribuição de alguns subsídios.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 13dez2020