Secretário-Geral da ONU exorta Presidente zimbabweano a continuar reformas
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, exortou o Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, a continuar as reformas e políticas inclusivas no seu país.
Para António Guterres, o Zimbabwe precisa dessas reformas para refazer a sua imagem no plano internacional.
Guterres falava quinta-feira à tarde durante o seu encontro com Mnangagwa no quadro da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, durante uma sessão foto.
O Secretário-Geral saudou os esforços do Governo do Zimbabwe para executar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país, declarou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric, referindo-se à reunião entre Guterres e Mnangagwa.
Segundo ainda o porta-voz, o Secretário-Geral sublinhou a importância de continuar as reformas e políticas inclusivas que reforçarão a governação democrática e responsável, o respeito dos direitos humanos e a promoção da reconciliação e uma retomada económica equitativa.
Gutteres reiterou o apoio contínuo das Nações Unidas neste sentido, acrescentou.
Estas observações surgem num contexto em que o Zimbabwe enfrenta vários desafios com a agravação da situação económica e política.
Na frente política, Mnangagwa e o principal líder da oposição, Nelson Chamisa, presidente do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), recusam-se a encontrar-se, desde que este último contestou os resultados das eleições presidenciais do ano passado, ganhas por atual Presidente.
Chamisa exige de Mnangagwa a formação de um Governo de transição com vista a organizar novas eleições.
No plano económico, as medidas de austeridade aplicadas pelo Governo reduziram o poder de compra dos consumidores.
Neste momento, o Zimbabwe encontra-se em recessão e a braçõs com a seca.
-0- PANA TZ/MA/NFB/TBM/FK/IZ 29set2019