Prevalência de HIV atinge 3% porcento no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – A taxa de prevalência do HIV, no Rwanda, é de três por cento entre a população geral, dos 15 aos 49 anos de idade, segundo os dados oficiais constantes de uma pesquisa a ser divulgada próximo mês.
O número total de pessoas que vivem com o HIV no país é de cerca de 210 mil e 200 adultos, com mais mulheres (3,7%) do que homens (2,2%) , indica o estudo realizado desde outubro de 2018 à escala nacional.
O estudo intitulado "Avaliação do Impacto do HIV na População do Rwanda (RPHIA)", cujos resultados devem ser divulgados, a 2 de dezembro, foi levado a cabo pelo Governo rwandês e parceiroa para quantificar as novas infeções, o número de pessoas vivendo com o HIV e a supressão da carga viral nos adultos e nas crianças.
Esta pesquisa é um projeto conjunto do Ministério da Saúde, através do Centro Biomédico do Rwanda, e o Ministério das Finanças e Planificação Económica, através do Instituto Nacional de Estatísticas (NISR), em coordenação com a ICAF na Universidade de Colômbia e os Centros Americanos para a Prevenção e o Controlo das Doenças e o apoio do Plano de Emergência do Presidente americano para a luta contra a sida.
O estudo mostra que, atualmente, a prevalência do HIV é mais elevada na capital, Kigali, com 6,3 porcento, e é relativamente uniforme nas outras províncias (2 a 3 por cento).
A supressão da carga viral nos adultos seropositivos é 76,0 por cento, sendo 79,1 por cento nas mulheres e 70,5 por cento nos homens, indica o relatório.
-0- PANA TWA/AR/NFB/IS/MAR/IZ 26nov2019