Presidente do Mali na Cimeira Rússia-África
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, rumou terça-feira para São Petersburgo, na Rússia para participar na II Cimeira e Fórum Económico e Humanitário "Rússia- África", apurou a PANA junto de fonte oficial.
Segundo uma nota de imprensa, o coronel Goita faz-se acompanhar de uma forte delegação de vários membros do seu Governo, entre os quais o ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop, o da Economia e Finanças, Alousseni Sanou, e o da Defesa, o coronel Sadio Câmara.
Esta Cimeira reunirá cerca de 50 chefes de Estado e de Governo africanos em torno do Presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de “estabelecer uma nova parceria mutuamente benéfica entre a Rússia e o continente negro.
A participação do chefe do Estado do Mali, que recebeu o convite das mãos do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, durante a sua visita a Bamako em fevereiro último.
A mesma insere-se no reforço da cooperação entre o Mali e a Federação Russa com vista a encontrar soluções para a crise de segurança que o primeiro enfrenta há mais de uma década.
A Cimeira e o Fórum Econômico e Humanitário de São Petersburgo pretendem ser oportunidades para explorar todas as vias de cooperação, com como pano de fundo a segurança, economia, a ciência, a revolução tecnológica, bem como os campos cultural e humanitário.
À margem da sua participação na Cimeira, o homem forte do Mali manterá encontros bilaterais e concederá audiências, sempre no quadro da procura de soluções para o reforço da luta contra o terrorismo e do desenvolvimento do Mali, segundo o comunicado de imprensa da Presidência do Mali.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 26julho2023