Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, diz-se preocupado com a situação na Côte d’Ivoire, marcada por tensões pré-eleitorais.
“Esta é uma situação sem sombra de dúvidas preocupante. O nosso desejo é que todo o mundo saiba manter o bom senso para que haja eleições apaziguadas, porque uma crise não é boa para o Burkina Faso, nem para a Côte d’Ivoire”, preconizou.
A Côte d’Ivoire acolhe, no seu território, uma forte comunidade burkinabe, avaliada em vários milhões de pessoas, referiu-se.
"Estamos inquietos pois já recebemos queixas dos nossos cidadãos a propósito de abusos”, sublinhou o Presidente burkinabe.
A situação na Côte d’Ivoire é marcada, há várias semanas, por manifestações e atos de violência desde o anúncio, pelo Presidente cessante, Alassane Ouattara, da sua vontade de disputar um terceiro mandato presidencial.
Quatro candidatos estão wem competição para o escrutínio presidencial de 31 de outubro corrente, mas dois, designadamente Affi Nguessan e Henri Konan Bedié, recusam-se a fazer campanha, apelando ao mesmo tempo para o boicote de escrutínio.
-0- PANA TNDD/TBM/FK/DD 26out2020