Parlamento líbio suspende plenária sobre orçamento geral do Estado na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A Câmara dos Representantes na Líbia (Parlamento) suspendeu uma sessão plenária à porta fechada, decorrida terça-feira em Sirtes (centro), até a esta quarta-feira, em previsão da votação dum projeto de orçamento de 2022, soube a PANA de fonte oficial.
O projeto foi apresentado pelo Governo do primeiro-ministro designado pelo Parlamento, Fathi Bachagha.
Durante a sessão de terça-feira, o Parlamento examinou o projeto de lei de finanças modificado sobre o Orçamento Geral do Estado para o ano de 2022, transmitido terça-feira pelo Governo, indicou um comunicado da Câmara dos Representantes.
Deputados foram então autorizados a examinar o projeto de lei e submeter todas as observações sobre o mesmo à comissão legislativa e à comissão das finanças com vista à sua votação nesta quarta-feira.
O projeto de orçamento, tal como apresentado pelo Governo de Bachagha, avalia-se em 94.830.000.000 dinares (cerca de 21.000.000.000 dólares americanos)
A sessão plenária da Câmara dos Representantes da terça-feira foi realizada sob os auspícios do seu presidente, Aguila Saleh, na presença do primeiro vice-presidente da referida instituição, Fawzi Al-Nouairi.
A Líbia está num impasse político, com dois Governos paralelos, desde o adiamento das eleições de 24 de dezembro último.
Consequentemente, o país estão de novo mergulhado numa divisão institucional e em tensões, com o espectro de uma nova guerra civil, após a intensificação dos confrontos armados, o último dos quais remonta à sexta-feira última em Trípoli, a cidade capital no país.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 14junho2022