Opositor eleito presidente do Parlamento no Gana
Accra, Gana (PANA) - Deputados ganenses elegeram, quinta-feira, Alban Sumana Bagbin, membro do Congresso Nacional Democrático (NDC, oposição), presidente da oitava legislatura da quarta República, soube a PANA de fonte oficial.
Bagbin tomou posse imediatamente diante do presidente do Supremo Tribunal, Kwesi Anin-Yeboah, segundo a mesma fonte.
A eleição de Bagbin, um dos mais antigos deputados do Parlamento, que se retirou após a dissolução da sétima legislatura quarta-feira à noite, chocou seus colegas e responsáveis do Novo Partido Patriótico (NPP, no poder) que tinham apresentado o presidente cessante, Michael Aaron Oquaye, para um segundo mandato.
Após uma sessão caótica, quarta-feira antes da meia-noite, e durante a qual reinou uma confusão, e soldados armados e a Polícia foram introduzidos na Câmara, Bagbin, de 63 anos de idade, saiu vitoroso, ganhando 138 votos contra 136 de Oquaye e um nulo.
No termo das eleições legislativas de 7 de dezembro último, o NPP e o NDC obtiveram cada 137 dos 275 assentos do Parlamento.
A eles se juntou mais um candidato independente, membro do NPP.
O NPP recebeu quarta-feira uma injunção do Tribunal para impedir um deputado eleito do NDC de ter assento devido a uma suposta dupla nacionalidade.
Bagbin, que é deputado desde o primeiro Parlamento instalado em 1993, ocupou vários postos no Parlamento e no Governo.
Ele foi segundo vice-presidente da sétima legislatura, ministro da Saúde, dos Recursos Hidráulicos, das Obras Públicas e Alojamento, chefe da maioria e minoria no Parlamento.
O Presidente da República, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, reeleito a 7 de dezembro de 2020, tomou posse quinta-feira última para um segundo mandato.
Vários líderes africanos são esperados nesta cerimónia.
O ex-Presidente, John Dramani Mahama, derrotado nas presidenciais, contesta os resultados eleitorais no Tribunal.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 07jan2021