Oposição junta-se ao governo no combate ao Covid-19 no Botswana
Gaborone, Botswana (PANA) - Partidos da oposição tswanesa juntaram-se ao Governo nos esforços de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), anunciou terça-feira a secretária-geral da Frente Patriótica botswanês (BPF), Roseline Panzirah-Matshome.
Para o efeito, Matshome apelou ao Governo e ao povo do Botswana para seguirem os conselhos dos especialistas em saúde.
"Exortamos ao Governo a ser firme e ousado, para fazer o que for necessário para proteger o nosso povo. Se necessário, apoiaremos o encerramento de todas as nossas fronteiras para mantermos as nossas populações seguras", disse.
A SG do BPF também disse que o Presidente da República, Mokgweetsi Masisi, deve estar ciente de que a luta contra a pandemia do coronavírus transcende as filiações partidárias.
"Estamos, do nosso lado, a sensibilizar a população do país ao vírus, e estamos disponíveis, em todo momento, para trabalharmos com indivíduos, instituições e outros partidos políticos para mantermos o nosso país seguro", acrescentou.
Para além destes esforços, Matshome exortou o Governo tswanês a ser útil às populações e empreender um programa de assistência económica a fim de ajudar camadas mais vulneráveis.
"Entre as opções do Governo estão, em particular, a adoção de medidas para suspender pagamentos de rendas e o reembolso de empréstimos, por enquanto, mas também a concessão de montantes financeiros a pessoas que trabalham no setor informal e a desempregados", acrescentou.
O Botswana é um dos poucos países do mundo que ainda não registou, até ao momento, um caso positivo de coronavírus, frisou.
"O facto de não termos nenhum caso de coronavírus no país não é uma coincidência, mas sim uma ilustração da magnitude da tarefa que a nação está a executar contra a pandemia viral", regozijou-se.
-0- PANA DRW/AR/BAI/DIM/DD 24março 2020