MINUSMA alerta para deterioração da situação de segurança entre Mali, Níger e Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A situação securitária na chamada "zona de três fronteiras", entre o Mali, o Níger e o Burkina Faso, deteriorou-se consideravelmente nas últimas semanas, informou, quinta-feira, a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).
A MINUSMA refere-se precisamente às localidades de Tessit, Talataye, Ansongo e na província de Menaka, todas situadas no leste do Mali.
Os ataques dos grupos armados terroristas tiveram um impacto devastador sobre a população civil, já apavorada, provocando várias dezenas de mortos e deslocamentos em massa para as cidades de Gao e Assongo, sublinhou a Missão num comunicado.
A MINUSMA exprime a sua viva preocupação a face a estes acontecimentos e condena com firmeza assassinatos e outros atos criminosos cometidos contra a população civil, lê-se na nota.
Tudo deve ser feito, prosseguiu, para que os autores destes atos sejam julgados em tribunal.
"Em resposta a esta situação, a Força da MINUSMA enviou uma unidade à zona, há mais de uma semana, desdobrando ao memso tempo uma outra hoje", afirmou o comunicado.
Várias equipas da Missão foram igualmente mobilizadas para melhor avaliarem o impacto da violência sobre as comunidades nas zonas afetadas, de acordo com a mesma fonte.
Segundo o texto, neste contexto, foi aberto um inquérito de verificação dos factos ligados a violações e abusos dos Direitos Humanos.
A MINUSMA permanece em estreito contacto com autoridades malianas para determinar a natureza do apoio suplementar que se possa dar às populações”, concluiu o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 31março2022