Tripoli, Líbia (PANA) - Mais de 42 mil refugiados e requerentes de asilo de várias nacionalidades estão registados na Líbia, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Num comunicado emitido segunda-feira, o ACNUR afirmou que a Guarda Costeira líbia salvou 10 mil 977 refugiados e migrantes no mar e os devolveu à Líbia, desde o início de 2021 até agora.
Durante esse período, 360 migrantes morreram e outros 570 são dados como mortos ao largo das costas líbias a caminho do Mediterrâneo central, precisou a mesma fonte.
O número de pessoas regressadas à Líbia, em Julho, mais do que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, o que pode ser atribuído à flexibilização das restrições impostas pelo surto da covid-19, bem como às condições climáticas favorecendo um mar mais calmo.
Até 90 por cento das pessoas que atravessam o Mediterrâneo para a Europa partem da Líbia.
Os migrantes socorridos e trazidos de volta ao país acabam nos centros de acolhimento superlotados em toda a Líbia, apesar dos repetidos apelos internacionais para o seu encerramento.
A Líbia tem enfrentado, nos últimos anos, ondas de migração clandestinas exploradas por redes de traficantes que se aproveitam da insegurança no país.
-0- PANA BY/IS/DIM/IZ 17ago2021