Túnis, Tunísia (PANA) - Várias centenas de jovens tunisinos manifestaram-se quinta-feira à tarde contra um controverso projeto de lei que garante “impunidade” às forças de segurança tunisinas, constatou a PANA no local.
As forças da ordem impediram a marcha de jovens membros de associações e de organizações políticas de esquerda, que queriam deslocar-se à sede do Ministério tunisino do Interior.
Assim sendo, estes viram-e obrigados a mobilizar-se em massa no centro da cidade, erguendo slogans contra este projeto de lei, qualificando-o de “ameaças às liberdades, por garantir a impunidade às forças de segurança.”
Mais de 20 associações, Organizações Não Governamentais (ONG) e partidos políticos apelaram ao Parlamento para não adotar este controverso texto, lembra-se.
A Ordem dos Advogados da Tunísia condenou, do seu lado, o texto que “viola o princípio da igualdade e dos direitos fundamentais consagrados pela Constituição e pelas convenções internacionais.”
A Associação Internacional de Defesa dos Direitos Humanos também denunciou o projeto de lei que, segundo ela, “constitui uma violação flagrante dos direitos e das liberdades na Tunísia e representa uma ameaça à paz social.”
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/DD 9out2020