Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - França desmentiu quarta-feira as acusações da junta governante do Níger, que afirmou num comunicado que o Exército francês atacou uma das posições da Guarda Nacional do Níger e participou na libertação de prisioneiros terroristas.
Num comunicado de imprensa conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês e das Forças Armadas, França "rejeitou firmemente as novas acusações infundadas dos golpistas no Níger", sublinhando que "nenhum terrorista foi libertado pelas forças francesas".
"Os soldados franceses posicionados no Níger estão lá a pedido das legítimas autoridades nigerianas, para lutar contra os grupos terroristas que desestabilizam a região e martirizam as populações do Sahel" segundo o comunicado de imprensa, que acrescenta que estas declarações contra a França constituem uma "nova tentativa de desvio", numa altura em que a CEDEAO está a intensificar os esforços de mediação para restabelecer a ordem constitucional no Níger.
França sustentou que nenhum ataque contra um acampamento nigeriano ocorreu e que nenhum terrorista foi libertado pelas forças francesas que, pelo contrário, lutam contra o terrorismo no Níger.
-0- PANA TNDD/IS/SOC 09 de agosto de 2023