Europa cria missão consultiva civil na RCA
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Conselho Europeu criou uma missão consultiva civil da União Europeia na República Centro-Africana (EUAM RCA).
Segundo a Comissão Europeia, a missão será lançada pelo Conselho Europeu, o mais tardar na Primavera de 2020, e uma equipa central fará os preparativos necessários para permitir que ela atinja a sua capacidade operacional inicial.
"O objetivo da missão é apoiar a reforma das forças de segurança interna a fim de permitir às autoridades centro-africanas atenuar os desafios atuais em matéria de segurança no país”, declarou.
Os peritos da UE darão o seu apoio ao Ministério do Interior e às forças de segurança interna, à Polícia e à Gendarmaria, para ajudar no seu desdobramento em todo o país.
No quadro de uma abordagem progressiva, evolutiva e modular, a EUAM RCA vai prestar conselhos às autoridades centro-africanas a nível estratégico para apoiar a transformação duradoura das forças de segurança interna da RCA numa prestadora de serviço de segurança coerente e responsável que opera sob controlo nacional.
A missão será levada a cabo em estreita coordenação com a missão militar de formação da UE (EUTM RCA), com a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA) e a comunidade internacional, no seu todo.
Além disso, o Conselho Europeu indicou que a missão será instalada em conformidade com o conceito de gestão de crise (CMC), aprovado a 21 de novembro de 2019 pelo Conselho e com os documentos de planificação operacional ulteriores.
A RCA será o terceiro país a beneficiar em paralelo do apoio das missões militares e civis da UE após o Mali e a Somália. Estas missões estão compostas de oficiais da Polícia, de peritos jurídicos, de conselheiros políticos e de outros peritos cujo mandato é adaptado às necessidades da situação de segurança em cada país anfitrião.
-0- PANA AR/ASA/BEH/FK/IZ 10dez2019