Washington, DC, EUA (PANA) - Os Estados Unidos apelaram às Forças Armadas Sudanesas (SAF) e às Forças paramilitares de Apoio Rápido (RSF) para acabarem com os combates em Nyala, no sul de Darfur, e outras zonas de outras zonas povoadas, que causou morte e destruição.
Num comunicado divulgado por Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, os Estados Unidos disseram estar particularmente alarmados com relatos de bombardeios indiscriminados pelos combatentes que resultaram em baixas civis.
"Os civis não devem pagar o preço final pelas ações inadmissíveis das partes em conflito. Ambas as partes devem cumprir suas obrigações sob o direito humanitário internacional, inclusive no que diz respeito à proteção de civis", afirmou o comunicado.
"Todos os dias este conflito sem sentido continua, e mais e mais civis inocentes são mortos, feridos e privados de suas casas, alimentos ou meios de subsistência. As partes devem acabar com o derramamento de sangue. Não há solução militar aceitável para este conflito", acrescentou o comunicado.
A guerra entre a FAS e a FSR começou em 15 de abril, após uma disputa de poder entre seus líderes.
-0- PANA MA/BAI/JSG/SOC/MAR 18agosto2023