Lomé, Togo (PANA) – O Togo decidiu suspender, até nova ordem, os preparativos da habitual peregrinação aos Lugares Santos do Islão, na Arábia Saudita, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), prevalecente no Mundo inteiro, soube a PANA esta quinta-feira, em Lomé.
Segundo o ministro togolês da Administração Territorial, Payadowa Boukpessi, igualmente presidente da Comissão Nacional da Peregrinação (CNP), trata-se de uma “suspensão temporária que pode ser reconsiderada em concertação com as autoridades sauditas em função da evolução da pandemia”.
Com esta suspensão, é o sonho de realizar um dos pilares do Islão, a peregrinação à Meca, que desaparece para vários muçulmanos que cotizaram dinheiro ou mesmo contraíram empréstimos.
Muitos amaldiçoam este vírus que, não apenas os impede de rezar nas mesquitas, pois estas também estão fechadas até nova ordem, devido à covid-19, mas sobretudo de efetuar a peregrinação à Meca, um dos maiores sonhos dos crentes muçulmanos.
No ano passado, lembre-se, dois mil 225 peregrinos muçulmanos togoleses que foram à Arábia Saudita para a peregrinação.
O Togo é um país laico com uma forte comunidade muçulmana, na região central do país e igualmente em Lomé, a capital, onde muitos fiéis exercem a atividade comercial.
-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 17abril2020