Abuja, Nigéria (PANA) - Cinco expatriados foram resgadatados, terça-feira, das garras de piratas e de supostos militantes, em Yellow Island, no sul do Estado de Rivers, na Nigéria, soube a PANA de fonte segura.
Segundo as Forças Armadas Nigerianas, que os resgataram, declararam, entre eles figuram três Russos, um Ucraniano e um Equato-guineense, sequestrados a 9 de maio último na mesma região.
Os expatriados foram socorridos por uma equipa conjunta da Base Operacional Avançada (FOB, sigla em inglês) de Bonny, operativos no navio Nigerian Navy Pathfinder (NNS) e das do 146.º Batalhão.
Num comunicado, o coordenador das operações de imprensa do Exército nigeriano, o general John Enenche, indicou que os resgatados estão atualmente no centro médico do navio Pathfinder para tratamentos médicos.
Explicou que eles tinham sido sequestrados a bordo dos navios MT RIO Mitong e MT Djibloho por um grupo de ativistas desconhecidos na ilha Yellow Island (ilha amarela), a 9 de maio último.
Porém, segundo o comunicado, na madrugada de 6 de outubro de 2020, piratas/militantes, encurralados pela operação em curso, renderam-se às corajosas tropas e entregaram os cinco estrangeiros sequestrados.
-0- PANA MON/VAO/AKA/TBM/MAR/DD 6outubro2020