Tripoli, Líbia (PANA) - Noventa e sete pedintes de asilo foram evacuados para Roma, a capital italiana, via o Aeroporto Internacional de Maitigua, subúrbio do leste de Tripoli, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Num twitter, publicado terça-feira última, o ACNUR disse que se trata duma primeira operação deste género em 2024.
Entre as pessoas evacuadas figuram mulheres, crianças e pessoas vítimas de graves problemas de saúde, maioritariamente cidadãos sudaneses.
Segundo as últimas estatísticas do ACNUR, mais de 59.000 refugiados foram registados na Líbia, dos quais cerca de 400 canalizados para a Itália em 2022, em consonância com os Ministérios italianos do Interior e Negócios Estrangeiros.
O ACNUR agradeceu à Itália, à União Europeia (UE), ao Liechtenstein, aos Países Baixos e aos Estados Unidos as suas contribuições para esta operação.
Exortou outros países a abrírem corredores humanitários, aliviando a pressão sobre os países de acolhimento, contribuindo assim para a uma satisfação duradura das necessidades urgentes dos refugiados na Líbia e além-fronteiras.
O ACNUR comprometeu-se ainda a prosseguir os esforços para apoiar a comunidade internacional para ajudar a encontrar itinerários mais seguros para pedintes de asilo a fim de deixar a Líbia.
-0- PANA BY/IS/DD 06março2024