Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Centro Nacional de Estudos Estratégicos (CNES) estará brevemente operacional, a fim de dar respostas à questão de segurança do Burkina Faso, anunciou, esta terça-feira, o ministro da Defesa, Cherif Sy.
Sy, que falava durante um seminário sobre a operacionalização do Centro, frisou que se trata “dum instrumento de antecipação estratégica e ajuda na tomada de decisão para uma boa governação de segurança.”
Acrescentou que esta infraestrutura vem em resposta aos desafios de segurança, cada vez mais complexos e amplificados por ataques terroristas no Burkina Faso.
O Burkina Faso é alvo de ataques terroristas desde 2015, que já fizeram numerosas vítimas e vários milhares de deslocados.
Por conseguinte, Em 2019, o Governo pensou em criar um Centro Nacional de Estudos Estratégicos que, segundo o ministro da Defesa, se concretizará em fevereiro de 2020.
Segundo o governante, a infraestrutura pretende ser "um centro de excelência para a reflexão e antecipação estratégica que promove a resolução através duma abordagem holística das questões de defesa e de segurança, aos níveis nacional e internacional.”
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 7julho2020