Cabo Verde acolhe 9.ª edição da Feira Internacional de Música
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma nova edição do Atlantic Music Expo (AME-2023), uma feira internacional da música que decorre desde segunda-feira última à noite para terminar quinta-feira próxima, soube a PANA de fonte oficial.
São esperados cerca de 120 artistas e músicos de mais de 15 nacionalidades são esperados nesta feira que tem como objetivo fazer do país uma plataforma mundial de negócios da cultura, mais concretamente no setor musical, segundo a mesma fonte.
Comentando o evento, o diretor-geral do AME, Gugas Veiga, declarou que, para este ano, o certame, aberto as expetativas são “altas”.
"Pois há um leque de bons profissionais, bons workshops e boas conferencias, bem como um total de 26 atuações com palcos distribuídos em varios locais da zona histórica da capital cabo-verdiana", acresscentou.
De acordo com o programa, dentre os artistas internacionais convidados figura nomes com Uonno D`Ajere, da Itália, Leo Middea, do Brasil/Estados Unidos, Kavita Shaa-Estados Unidos/Cabo Verde, Natália Machins, das ilhas espanholas das Canárias, Cristina Clara, de Portugal, Jay Lorenzo, de Angola, Kandy Guira, do Burkina Faso, Jessica Bongos, da Nigéria, Varkocks, da Eslováquia, Sónia Noor, de Marrocos, e DJ Bleepolar, da Colômbia/Estados Unidos.
Quanto aos artistas nacionais, fazem parte do elenco Sara Alhinho, Hélio Batalha, Carlos Matos, Thairo Costa, Ary Morais, Josslyn, CSI M`AT`RA, Carlos G Lopes, Bertânia Almeida, Zul Alves, Bulimundo, DJ Streladuh, e DJ Oleg.
Atualmente, o AME, que não se realizou nos últimos três anos, devido à pandemia da covid-19, é considerado “um marco cultural” de Cabo Verde para o mundo, e, até então, já passaram pela feira mais de 700 músicos, mais de 200 bandas e artistas, bem como mais de 200 jornalistas nacionais e internacionais, números, de acordo com a organização, “muito respeitados.”
O evento resulta de uma parceria pública/privada entre a empresa que gere o AME, a Associação Cabo Verde Cultural, constituída por 10 empresas nacionais, o Governo, através do Fundo do Turismo, a Câmara Municipal da Praia e outras empresas parceiras, segundo a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 11abril2023