Dakar, Senegal (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Autónoma do Senegal (CENA) tranquiliza a opinião nacional e internacional quanto ao bom desenrolamento das eleições presidenciais de domingo último no país, segundo um comunicado da referida instituição.
“Ao meio-dia deste domingo, 24 de março de 2024, o escrutínio presidencial está a decorrer de forma geralmente satisfatória em todo o território nacional e no estrangeiro”, garante a CENA.
Desde a abertura das assembleias de voto, às oito horas, prossegue a nota, até cerca das 14 horas, muitos cidadãos exerceram o seu direito de voto com calma, paz e disciplina. De momento, não foi reportada nenhuma falha grave, segundo a mesma fonte.
A CENA tem um fiscalizador em cada uma das 15.633 mesas de voto espalhadas pelo território nacional, bem como nas 807 mesas de voto estabelecidas no estrangeiro, indica o texto.
De acordo com a plataforma de supervisão e fiscalização montada pelo serviço informático da CENA e baseada numa amostra significativa de 553 assembleias de voto, 97,7 por cento das assembleias de voto foram abertas a tempo, 98,76 por cento dos materiais eleitorais estão completos, 98,76 por cento do processo devotação está normal e 94,52 por cento da presença de segurança garantida.
-0- PANA JSG/SOC/DD 24março2024