Túnis, Tunísia (PANA) – A poluição atmosférica baixou, na Tunísia, durante o confinamento sanitário geral, que durou cerca de um mês e meio, indicou o Instituto Nacional Tunisino da Meteorologia (INM).
O confinamento sanitário geral foi instaurado, a 22 de março de 2020, no quadro das medidas preventivas contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).
Num relatório citado terça-feira pela Agência de Notícias da Tunísa (TAP), o INM fala de "melhoramento notável" da qualidade do ar, no país, marcado por uma baixa considerável de concentração de poluentes atmosféricos como dióxidos de azoto e enxofre e monóxido de carbono.
O documento explica que este facto se deve à diminuição das atividades humanas, na maioria das regiões do país, nomeadamente no norte e no centro.
O INM indicou ter utilizado imagens de satélites da Agência Espacial Europeia para apoiar as suas análises que demostraram esta mudança sensível na qualidade do ar, na maioria das regiões do país.
Contudo, o Instututo precisou que o melhoramento da qualidade do ar não deverá durar por muito tempo, devido ao levantamento progressivo do confinamento sanitário geral, causando a retomada das atividades industriais, comerciais e a circulação das pessoas.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ