Gaborone, Botswana (PANA) - Funcionários públicos demitidos por participarem numa greve nacional que quase deixou o Governo paralisado beneficiarão de uma oferta para prolongar o seu emprego, declarou a Diretora de Gestão da Função Pública (DPSM) e Serviços Públicos, Mosalakatane.
"Todos os atores, ministérios e departamentos, sindicatos reconhecidos da função pública e antigos funcionários envolvidos estão informados sobre o que o governo decidiu recuperar funcionários públicos despedidos por terem participado numa greve da Função pública, de 18 de abril para 16 de maio de 2011 e que nunca mais foram reempregados", disse.
A greve dos funcionários públicos, que terminou quase nove semanas mais tarde, para exigir um aumento salarial de 16 por cento durante o regime do Presidente Ian Khama, não foi de muita utilidade para os funcionários públicos, mas atirou muitos deles para a rua.
Acrescentou que, a recuoperá-los, o Governo pretende informar todas as pessoas elegíveis de modo a recolher e preencher formulários de pedido de reabilitação junto da DPSM, dos gabinetes distritais de comissários ou dos respetivos gabinetes sindicais, a partir de 1 de Novembro de 2019.
-0- PANA MS/VAO/ASA/BEH/DIM/ 01 de novembro de 2019