África celebra 60.º aniversário da OUA/UA
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O continente africano celebra esta quinta-feira o 60.º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), que se transformou em União Africana (UA), lançada em 2002.
Foi em 1963 que 32 chefes de Estado africanos independentes reuniram-se em Addis Abeba, na Etiópia, com líderes dos movimentos de libertação africanos, para desenvolverem um plano de ação para a total independência do país, África, face ao imperialismo, colonialismo e apartheid.
O website da UA lembra que a reunião resultou na criação, no mesmo ano, da primeira instituição continental pós-independência de África, a então Organização da Unidade Africana (OUA).
"A OUA foi criada como uma manifestação da visão pan-africana de uma África unida, livre e dona do seu destino, e isso foi solenizado na Carta da OUA adotada a 25 de maio de 1963, o dia de África.
“A celebração dos 60 anos é uma oportunidade para reconhecermos o papel e o contributo dos fundadores da organização continental e de muitos outros africanos no continente e na diáspora que muito têm contribuído para a libertação política do continente e, também, para a sociedade - emancipação económica de África", lê-se no mesmo website.
A celebração é também uma oportunidade para partilharmos informação, conhecimento e melhores práticas do passado e encorajar-nos mutuamente a concretizar a visão da UA, bem como avançarnos na concretização de "África que queremos", como parte da Agenda 2063, segundo a mesma fonte.
"É também um momento oportuno para a União Africana refletir sobre o espírito do pan-africanismo, que liga o passado ao presente, e as aspirações do continente ao futuro",
Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da UA (AUC), Abiy Ahmed, Primeiro Ministro da Etiópia e E. Azali Assoumani, Presidente da União das Comores e Presidente da União (UA) para 2023, farão declarações durante o evento de aniversário de quinta-feira , que terá lugar na Sede da UA em Addis Abeba.
Serão plantadas árvores para assinalar os 60 anos, organizadas exposições e servido um almoço com pratos das cinco regiões de África, a que se seguirá um espectáculo, disse a UA.
-0- PANA MA/BAI/JSG/MAR/DD 25maio2023