Agência Panafricana de Notícias

África Central instada a discutir questões ligadas à água

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A África Central foi instada a discutir o dossiê da água e a negociar com as indústrias a gestão deste líquido precioso na III conferência sub-regional da Federação para a Paz Universal que reúne desde sexta-feira passada em Kinshasa delegados de Angola, dos Camarões, do Congo e da República Democrática do Congo (RDC).

« A sub-região da África Central possui um potencial hidrográfico que constitui um desafio político face à insuficiência deste líquido no mundo », sublinhou o diretor da Academia Diplomática Congolesa, Bonaventure Mpasi, à margem desta reunião sob o lema « Advocacia da Federação para a Paz Universal sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio ».

Indicou que a comunidade internacional tem tendência a tornar a água doce um património da humanidade.

« A água doce, considerada como uma doação divina ontem tornou-se um produto ao mesmo título que o petróleo », afirmou Mpasi.

A RDC ocupa um lugar de destaque na sub-região da África Central com o seu enorme potencial hidrográfico da bacia do rio Congo que desagua no Oceano Atlântico cerca de 40 mil metros cúbicos de água doce por segundo.

-0- PANA LAPS/TBM/IBA/MAR/TON 20Dez2010