Agência Panafricana de Notícias

UA saúda realização de eleições presidenciais no Níger

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) saudou o bom êxito da organização das eleições presidenciais no Níger que, a seu ver, constitui um passo importante para o regresso deste país da África Ocidental à ordem constitucional.

O presidente da Comissão da UA (CUA), Jean Ping, congratulou-se com a organização das eleições presidenciais e legislativas de 31 de janeiro último no Níger através dum comunicado divulgado sexta-feira na sede da organização pan-africana em Addis Abeba.

Os resultados, relativos à primeira volta do escrutínio presidencial, já indicam a vitória do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS, oposição), com 43 porcento do sufrágios, seguido pelo Movimento Nacional para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD, ex-partido no poder) com 39 porcento dos votos, com uma perspetiva de segunda volta.

Segundo o comunicado de Jean Ping, estas eleições constituem um passo importante para o regresso à ordem constitucional no país.

Ele afirmou que a realização das eleições em pax reconhecida por todas as missões de observação enviadas para o Níger, das quais a da UA, é um sinal de maturidade do povo nigerino e dos seus diferentes atores políticos e da sua determinação a passar um período de transição bem sucedido.

A missão de observação da UA felicitou o Conselho Supremo para a Restauração da Democracia, a junta militar que tomou o poder em fevereiro de 2010 destituindo o então Presidente nigerino, Mamadou Tandja, pela organização com sucesso das eleições.

Observadores da UA parabenizaram igualmente os eleitores nigerinos pelo respeito estrito pelos princípios democráticos e saudaram a maturidade e a sabedoria dos atores e da classe política do Níger, que permitiram ao escrutínio realizar-se em paz.

-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/DD 05fev2011