UA envia missão de observação eleitoral às Maurícias
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – A Comissão da União Africana (CUA) enviou uma missão de observação às ilhas Maurícias para supervisionar as eleições legislativas previstas para quinta-feira neste país da África Austral.
Num comunicado, a Comissão da UA indica que esta missão de observação da União Africana (MOEUA) é liderada por Speciosa Kazibwe Wandira, ex-Vice-Presidente do Uganda e presidente igualmente do Grupo dos Anciões da União Africana.
A Missão também integra embaixadores provenientes do Comité de Representantes Permanente da União Africana (COREP), membros do Parlamento Pan-africano (PAP), administradores eleitorais, membros da sociedade civil, peritos eleitorais e dos órgãos mediáticos.
"O envio de uma missão de observação da UA às ilhas Maurícias ilustra o compromisso da União Africana a favor da realização de processos eleitorais credíveis, democráticos e pacíficos nos seus Estados-membros, com uma avaliação objetiva dos processos”, sublinha o comunicado.
A nota acrescenta que este desejo está em conformidade com o objetivo 3 da agenda 2063 que visa estabelecer no continente a boa governação, a democracia, o respeito pelos direitos humanos, a justiça e o Estado de Direito.
A MOEUA publicará um relatório preliminar sobre as suas conclusões e observações no termo das eleições de quinta-feira.
-0- PANA NA/AR/BAI/BEH/FK/IZ 07nov2019