Tunísia desmente desvio de equipamento médico comprado à China
Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros desmentiu, no fim de semana, informações que davam conta de um eventual desvio de uma encomenda de equipamento médico proveniente da China.
Num comunicado, o Ministério indica que a anulação do voo da TunisAir, que devia transportar o equipamento da China para a Tunísia, deveu-se a “procedimentos administrativos que não têm absolutamente nada a ver com um país ou uma entidade estrangeira”.
"A Embaixada da Tunísia, em Beijing, está a seguir os procedimentos de entrega deste equipamento com as autoridades chinesas, e que chegará o mais cedo possível à Tunísia e nas melhores condições”, explicou o Ministério.
Por seu turno, a companhia aérea tunisina TunisAir anunciou que “20 minutos após a descolagem do avião que devia transportar o equipamento, a tripulação foi informada pelo proprietário do carregamento de que este não estava pronto para ser despachado por razões puramente técnicas”.
Uma fonte informada indicou anteriormente que o avião descolou de Túnis com destino à China para recuperar o equipamento, mas recuou depois de as autoridades tunisinas terem sido informadas sobre a indisponibilidade do equipamento médico.
A imprensa especulou que, 20 minutos após a descolagem do avião da capital tunisna, chegaram às autoridades tunisinas relatos da aquisição pelos Estados Unidos de 37 toneladas do equipamento médico que se destinava à Tunísia, porque Washington teria alegadamente oferecido um preço mais elevado que Túnis.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 06abril2020