Lomé, Togo (PANA) – A cimeira sobre a luta contra o tráfico de medicamentos falsos no continente africano, inicialmente prevista para 6 a 7 de dezembro corrente, em Lomé, vai realizar-se finalmente de 17 a 18 de janeiro próximo, na capital togolesa, soube a PANA esta terça-feira de fontes oficiais.
Segundo os organizadores, a cimeira será marcada por “um compromisso solene dos participantes de intensificar o combate contra o tráfico de medicamentos falsos”.
Os países envolvidos deverão, nomeadamente, comprometer-se a reforçar as suas legislações sobre esta questão para criminalizar o tráfico de medicamentos falsos.
Estes países são o Congo, o Níger, o Senegal, o Uganda, o Gana, a Gâmbia e o Togo.
A iniciativa de Lomé sobre os medicamentos falsos é apoiada por várias organizações no Mundo das quais a Fundação Brazzaville, que investe na luta contra os medicamentos falsos através da sensibilização contra o tráfico crescente dos medicamentos sub-estandartes e falsificados "com vista a alertar para os perigos desta crise de saúde pública”.
Segundo cifras da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 por cento dos medicamentos vendidos em África são falsos.
-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 03dez2019