Sudão e Guiné Bissau reforçam cooperação bilateral
Cartoum, Sudão (PANA) - O Sudão e a Guiné-Bissau declararam-se esta terça-feira determinados em aumentar o nível de cooperação entre as duas nações, com um acento particular na cooperação económica e comercial.
Numa declaração conjunta divulgada após uma visita oficial do vice-presidente sudanês, tenente-general Mohamed Hamdan Daglo, os dois lados "exprimiram a sua forte determinação" de cooperar e trabalhar juntos em fóruns regionais e internacionais e de coordenar todos os assuntos de interesse mútuo.
De acordo com o comunicado, o Daglo visitou a Guiné a convite do General Umaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau, à frente de uma delegação de alto nível.
Isso incluiu o Ministro dos Recursos Animais, Al-Hafiz Ibrahim Abd Al-Nabi, o Ministro dos Transportes, Hisham Ali Ahmed, e o Subsecretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixador Dafa'allah Al-Haj Ali.
As duas partes, segundo o comunicado, mantiveram conversações oficiais durante as quais salientaram a importância de reforçar as relações bilaterais e elevar o nível de cooperação e coordenação entre si, de forma a servir os interesses dos povos dos dois países.
O Sudão e a Guiné-Bissau exprimiram a sua forte determinação em trabalhar juntos em fóruns internacionais e regionais e em coordenar todas as questões de interesse comum. Eles reafirmaram o seu apoio ao processo político no Sudão e ao acordo-quadro assinado a 5 de dezembro de 2022.
Os dois países acordaram também em constituir um comité de consulta política entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros que se reuniram todos os anos nas capitais dos dois países alternadamente, e um memorando de entendimento será assinado para esse efeito.
O Sudão e a Guiné Bissau, refere o comunicado, também concordaram em formar uma comissão técnica liderada pelos ministros dos Transportes dos dois países para explorar a possibilidade de formar uma parceria comercial que passaria pela constituição de uma companhia de navegação.
As duas partes também concordaram em cooperar no campo da pesca e da indústria pesqueira, da pesquisa agrícola e da irrigação, bem como da criação de animais.
-0-3PANA MO/RA/BAI/IS/MAR 15fev2023