Rwanda e RDC reforçam cooperação na luta contra covid-19
Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) acordaram em estabelecer um quadro de partilha de experiências na luta contra a pandemia do coronavírus (covid-19).
Esta decisão surge na sequência de uma reunião quinta-feira entre o vice-ministro do Interior e da Segurança do Congo, Innocent Bokele Walaka, e o ministro da Saúde do Rwanda, Daniel Ngamije, na zona- tampão entre os dois países.
Segundo um comunicado oficial chegado sexta-feira à PANA, em Kigali, a reunião destacou a crise sanitária da covid-19 e as estratégias necessárias para a sua erradicação.
O quadro de consulta transfronteiriça para a partilha de experiências estabelecerá medidas comuns para a prevenção e gestão dos casos de covid-19, incluindo a vigilância, a partilha de informações e de conhecimentos especializados em investigação clínica e pesquisa científica, acrescenta o comunicado.
As duas delegações debateram igualmente sobre as medidas a tomar para assegurar a continuidade das atividades comerciais e a circulação transfronteiriça de bens, especialmente equipamento médico e produtos essenciais.
O Rwanda teve quinta-feira três novos casos confirmados de coronavírus em mil 766 pessoas testadas, nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde.
Até à data, o Rwanda registou 349 casos positivos, dos quais 245 foram declarados curados e 104 estão ainda em tratamento nos centros de saúde. Não se registaram vítimas mortais.
-0- PANA TWA/MA/NFB/DIM/IZ 29maio2020