Rwanda dota-se de segundo centro de tratamento de cancro
Kigali, Rwanda (PANA) – Um segundo centro de tratamento de cancro, no seio dum hospital militar situado em Kanombe, nos arredores da cidade de Kigali, foi inaugurado terça-feira última, confirmou uma fonte oficial à PANA.
As obras de construção da infraestrutura já foram concluídas, estado a mesma já dotada dum equipamento apropriado e dum pessoal médico qualificado, de acordo com a fonte.
Trata-se dum segundo centro sanitário instalado no Rwanda após o já operacional desde 2011 em Butaro, uma aldeia rural isolada no norte do Rwanda, perto da fronteira com o Uganda.
Devido ao número crescente de pacientes que viajam para o estrangeiro nos últimos anos, para tratamentos contra o cancro, responsáveis sanitários rwandeses decidiram contribuir este novo centro capaz de prevenir e dar um tratamento completo contra o cancro.
Segundo relatórios do Centro Biomédico do Rwanda (RBC), os cancros do colo do útero, da urologia e do fígado são os casos mais assinalados, e cujas vítimas são mulheres.
Os cancros urológicos afetam grande parte do corpo humano, nomeadamente a bexiga, os rins, a próstata e os testículos.
Esperamos que os pacientes afetados por um cancro novamente diagnosticado na nova instalação recebam uma variedade de tratamentos que incluem a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia, disse.
O primeiro hospital a oferecer tratamentos contra o cancro foi construído em 2013 no quadro duma parceria com a Havard Medical School e Partners in Health (Estados Unidos).
-0- PANA TWA/RA/ASA/BEH/FK/DD 4fev2020