Conacri, Guiné (PANA) - O chefe da junta no poder na Guiné, o coronel Mamady Doumbouya, prestará juramento, nesta sexta-feira, no Palácio Mohamed V, soube a PANA de fonte oficial.
A cermónia decorre neste mesmo Palácio onde permanece o ex-Presidente Alpha Condé, derrubado a 5 de setembro corrente, pelo golpe de Estado, por causa da "má gestão financeira, corrupção e más condições de vida dos Guineenses."
O chefe do Grupo das Forças Especiais (GFS) foi assim nomeado chefe do Conselho Nacional para Reunião e Desenvolvimento (CNTRD) algumas horas depois de a junta militar tomar o poder.
Num comunicado, lido na televisão nacional, o coronel Doumbouya será empossado de acordo com a Carta de Transição publicada segunda-feira última.
A Carta da Transição, que serve de lei fundamental até à adoção de uma nova Constituição, não especifica a sua duração, mas prevê a nomeação de um civil como chefe de Governo.
O presidente e os membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), que será composta por 81 membros, não serão candidatos a quaisquer eleições nacionais ou locais.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 30setembro2021