Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Guiné Equatorial concedeu à petrolífera ExxonMobil uma prorrogação de seis meses para as licenças de exploração dos blocos offshore EG-06 e EG-11, segundo um comunicado transmitido esta segunda-feira à PANA, em Abidjan.
Situados perto dos antigos blocos petrolíferos B e EG-11, os poços em causa são considerados como "superfícies muito promissoras".
A ExxonMobil descobriu o petróleo no poço Avestruz-1, no bloco EG-06, em outubro de 2017, e está a avaliar a sua comercialização.
O poço Avestruz-1 está situado a quase 160 quilómetros ao largo de Malabo, numa zona de exploração adjacente ao campo de Zafiro da ExxonMobil, um campo petrolífero prolífico na zona marítima norte da Guiné Equatorial.
A ExxonMobil assinou o seu contrato de partilha de produção para o bloco EG-06, em 2015, seguido da entrada em 2017 no bloco EG-11, situado na proximidade.
"A potencialidade de recursos nestes dois blocos é enorme e nós queremos dar à operadora suficiente tempo para garantir a comercialização total destes reservatórios”, declarou o ministro equato-guineense das Minas e Hidrocarbonetos, Gabriel Mbaga Obiang Lima.
-0- PANA BAL/TBM/FK/IZ 16dez2019