Agência Panafricana de Notícias

Grupo de alto nível da UA sobre crise ivoiriense inicia trabalho

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O grupo de alto nível designado pela União Africana (UA) para encontrar uma solução para a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire decidiu iniciar sem demora o seu trabalho.

No termo da 16ª Cimeira da União Africana, segunda-feira em Addis Abeba, o presidente da Comissão da UA, Jean Ping, anunciou que o grupo vai deslocar-se a Abidjan para se reunir com as partes adversas.

O grupo é liderado pelo Presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, e compreende os chefes de Estado Mohamed Ould Abdel Aziz da Mauritânia, Idriss Deby do Tchad, Jacob Zuma da África do Sul e Jakaya Kikwete da Tanzânia, bem como o presidente da CUA, Jean Ping, e o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), James Gbeho.

O grupo fixou-se um prazo de um mês para concluir os seus trabalhos.

O CPS instaurou este grupo por ocasião da sua 259ª reunião que decorreu em Addis Abeba a 28 de janeiro e convocou a sua primeira reunião segunda-feira para determinar o seu programa de trabalho.

Segundo um comunicado do CPS, o grupo decidiu constituir, em três dias, uma equipa de peritos que vai reunir-se imediatamente em Addis Abeba para começar os seus trabalhos preparatórios antes de se deslocar à Côte d'Ivoire.

Esta equipa de peritos vai apresentar as suas conclusões aos membros do grupo de alto nível numa reunião que decorrerá na capital mauritana, Nouakchott.

Depois, o grupo vai deslocar-se à Côte d'Ivoire para se reunir com as partes e submeter-lhes propostas de saída da crise.

O grupo renovou o apelo da UA às partes ivoirienses para demostrar máximo de retenção para encorajar a calma e a cooperar plenamente com o painel para facilitar uma resolução rápida da crise na qual está mergulhado o seu país.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 1fev2011