Estados Unidos determinados a pôr fim à guerra no Sudão
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Um enviado especial dos Estados Unidos ao Sudão, erriello, efetuará a partir da segunda-feira próxima um périplo em vários países de África e do Médio Oriente, no quadro de uma nova campanha diplomática a fim de pôr fim ao derramamento de sangue no Sudão, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado do Departamento de Estado divulgado sábado último, Perriello viajará para o Uganda, Djibuti, Quénia, Egito, Aŕabia Saudita e Emirados Árabes Unidos, devendo este périplo decorar de 11 a 23 de março.
Esta diligéncia "demonstra assim a prioridade que administração norte-americana dá ao fim do conflito no Sudão, para satisfazer necessidades humanitárias imediatamente e urgentes do povo sudanês, e favorecer à formação de um governo civil et democrático", lê-se no documento.
No mesmo contexto, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou sexta-feira última uma resolução chave sobre o Sudão, preconizando uma cessação imediata das hostilidades durante o mês do armação (mês do jejúm muçulmano) iniciado este domingo.
Nesta resolução 2724 (2024), adotada por 14 votos a favor e uma abstenção (Rússia), o CS apelou a todas as partes em conflito no Sudão para buscarem uma solução duradoura, um diálogo por exemplo, para os combates no país.
Em abril de 2023, o conflito eclodiu, em Cartum e nos arredores, entre as Forças Armadas Sudanesas (SAF, sigla em inglês) e as Forças de Apoio Rápido (RSF, sigla em inglês).
Desde então, os combates intensificaram-se, fazendo mikhares de vítimas, milhões de pessoas deslocadas e mergulhando o Sudão numa grave crise humanitária.
-0- PANA MA/MTA/IS/DD 10março2024