Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Autoridades burkinabes denunciaram, terça-feira, um acordo de assistência técnica militar com França, exigindo a retirada definitiva de todos os militares franceses ao serviço das administrações militares burkinabes.
O Governo do Burkina Faso "denuncia o acordo de assistência técnica militar celebrado em Paris a 24 de abril de 1961 entre a República do Alto Volta (atual Burkina Faso) e a República Francesa, incluindo seus dois anexos", escreveu o Ministério burkinabe dos Negócios Estrangeiros em carta datada a 28 de fevereiro e dirigida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de França.
"Esta denúncia entra em vigor dentro de um mês após o seu recebimento", indica o Governo do Burkina Faso, que pediu à França que tomasse medidas diligentes para a saída definitiva de todos os seus militares ao serviço das administrações militares no Burkina Faso.
A 18 de fevereiro, a França retirou seus soldados da força Sabre, presente desde 2009 em Ouagadougou, na sequência da denúncia por parte das autoridades burkinabes do acordo de defesa que regia a sua presença no Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 01mar2023